AVC – Principais sintomas e como prevenir

Modificao em

AVC – Principais sintomas e como prevenir

O AVC (acidente vascular cerebral)  é uma emergência médica, que requer cuidados imediatos pois coloca em risco a vida, mas que pode ser evitado – ou pelo menos, ter seu risco reduzido – se mudarmos alguns padrões de comportamento associados aos principais fatores de risco: sedentarismo, tabagismo, excesso de álcool e estresse.

O AVC está relacionado às doenças cardiovasculares, e manter seu check up em dia é um dos principais preventivos. A Hipertensão Arterial Sistêmica é o fator de risco mais importante para o AVC, que pode ser dividido entre dois tipos – o isquêmico e o hemorrágico. A grande maioria de casos de AVC, 90%, são do tipo isquêmico, isto é, ocorre quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro. O AVC do tipo hemorrágico ocorre quando há ruptura de uma artéria intracraniana.

Como saber se a pessoa está tendo um AVC?

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico de AVC deve ser suspeitado sempre que o paciente apresentar início súbito de déficit focal, com ou sem alteração do nível de consciência. Entre os principais síntomas do AVC, temos:

  • Dor de cabeça súbita e intensa;AVC (acidente vascular cerebral)
  • Dificuldades para andar ou se equilibrar, tremores ou movimentos descontrolados;
  • Fala confusa, embolada ou em tom pouco audível;
  • Confusão mental e/ou perda de memória;
  • Fraqueza ou paralisia unilateral do rosto, braço ou perna;
  • Convulsão;
  • Náusea e vômito

O que fazer quando uma pessoa está apresentando estes sintomas?

No caso do AVC, quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação completa do paciente. Sendo assim, é importante conhecer e disseminar a identificação dos sinais de alerta, para reconhecimento de ocorrência de um AVC.

Para isso, o SAMU desenvolveu um protocolo simples, conhecido como “SAMU”, das suas iniciais:

S = Sorriso >> Durante um AVC a boca fica torta
A = Abraço >> É difícil levantar os 2 braços
M = Música >> É difícil cantar, a fala fica embolada
U = Urgente >> Se a vítima não conseguir realizar estas tarefas, chame o SAMU (192) imediatamente.

Então, não perca tempo, assimilie essas informações e compartilhe com todos que você ama!

As ações para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) são de responsabilidade individual e coletiva, que vão desde políticas públicas, até a promoção de hábitos saudáveis na família, principalmente visando a redução de riscos de doenças cardiovasculares.

Afinal, como disse uma vítima do AVC: “Eu tive um AVC, perdi minha visão do olho direito. Nunca mais tive uma saúde normal. Se cuidem é muito triste”.

Então, vamos pensar em reduzir o estresse, o fumo e o álcool, aumentar os cuidados com a alimentação e adotar uma boa caminhada no início ou final do dia.


A MIT Cuidadores têm de Cuidadores de Idosos capacitados em cuidar de pessoas com a Doença de Alzheimer, AVC, Parkinson e Envelhecimento. Conheça os nossos serviços e solicite uma avaliação com a nossa equipe.


Comentários