Cinco critérios básicos para a contratação de um cuidador profissional

Modificao em

Cinco critérios básicos para a contratação de um cuidador profissional

O número de idosos no mundo tem crescido, consideravelmente, isso ocorre devido ao aumento da expectativa de vida. No entanto, nem todos os idosos atravessam o tempo com a satisfação da autonomia absoluta.

A família responsável pelo idoso, muitas vezes impossibilitada de oferecer um auxílio pleno, solicita a contratação de um ajudante. O cuidador de idoso é o profissional adequado para acompanhar o idoso, visto que possui formação direcionada e específica no âmbito da saúde do idoso.

Para o profissional cuidador de idoso exercer sua atividade com competência é importante que ele possua conhecimentos na área de gerontologia, que revelam habilidade em algumas tarefas básicas como:

O cuidador do idoso deverá assegurar a manutenção da aparência e higiene pessoal do idoso, auxiliando-o no momento do banho, alimentação e necessidades fisiológicas.

O cuidador deverá saber ouvir a pessoa idosa, com calma, atenção, paciência e sem interrupções que façam com que o idoso sinta sua estima reduzida.

O cuidador deverá contribuir para a recuperação da autoestima do idoso, por meio da valorização de seus valores e história. Ao tomar contato com os gostos e apreciações do idoso, o cuidador poderá promover atividades que favoreçam a socialização, como levar o idoso para tomar sol na praça.

É importante que o cuidador mantenha em seu convívio com o idoso o estímulo à cultura e a educação. Ele poderá escolher músicas do gênero que agrada ao idoso, assim como jornais, revistas e livros. Ler a cada dia uma notícia interessante, sobre um assunto que faça parte dos interesses do idoso.

O cuidador deve estar presente, para auxiliar o idoso nas atividades em que ele não é capaz de exercer sozinho. No entanto é importante que o cuidador estimule a independência do idoso nas atividades que ele é capaz de realizar.

A alimentação do idoso deverá ser preparada com cuidado e obediência ao cardápio definido pelo médico. É fundamental, também, entre outros cuidados importantes, que o responsável mantenha-se atento a qualidade e validade dos alimentos.


Os comentários estão fechados.