Como preparar sua casa e prevenir a queda do idoso

Modificao em

Como preparar sua casa e prevenir a queda do idoso

A queda da pessoa idosa pode resultar em fraturas e ferimentos mais graves que comprometem sua saúde e gerar um impacto negativo na sua qualidade de vida e maior dificuldade para os cuidadores, profissionais ou familiares. Dois fatores influenciam para que este tipo de acidente doméstico ocorra com maior frequência entre os idosos. Um está relacionado às alterações na visão, audição, postura, equilíbrio e locomoção, causando  limitações que podem prejudicar a estabilidade do idoso. O outro fator tem a ver com o ambiente em que o idoso vive: cerca de 70% das quedas ocorrem dentro de casa.

Por isso é importante que tanto o cuidador de idoso quanto a família fiquem atentos a alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir e minimizar a ocorrência de quedas do idoso em casa.  São cuidados fáceis de aplicar e que podem beneficiar a todos os membros da família.

Dicas para a Prevenção de Quedas do Idoso

  • Procure deixar a casa livre para caminhar, não superlote o ambiente com muitos móveis que podem congestionar a passagem do idoso e ocasionar tropeços.
  • Coloque em sua casa sofás e cadeiras altas e firmes, além de poltronas com braço. Assim o idoso poderá sempre apoiar seus braços ao se levantar ou se assentar.
  • Escadas são sempre um risco para o idoso. Procure acompanhar o idoso na hora em que subir a escada ou descer. Escadas sem corrimão ou com degraus estreitos são muito perigosas, por isso nunca deixe um idoso descer ou subir escada sem assistência. NUNCA!
  • A cama do idoso deve estar firme no chão, caso seja necessário troque o colchão por um mais firme que dê segurança ao idoso, no momento de se deitar ou levantar.
  • Mantenha um abajur ou acendedor próxima da cama do idoso, para que ele possa acender a luz antes de se levantar.
  • Cuidado com pisos molhados! Áreas molhadas são mais propícias a escorregões. Mantenha pisos secos, e se necessário, use em ambientes molhados, como o box do chuveiro, um tapete anti-derrapante.
  • O banheiro é um dos lugares de maior risco. É necessário colocar barras de apoio ao lado do vazo sanitário e do chuveiro. Quando necessário, adote a cadeira própria para o banho do idoso. Ela deixará o ambiente mais seguro.
  • Caso o idoso dependa de auxílio na hora de alimentar, tome cuidado para que não caia no chão nenhum líquido. Restos de água, caldos e outros líquidos podem provocar escorregão e quedas perigosas.
  • A iluminação é um fator muito importante para prevenir acidentes com o idoso. Procure deixar sempre uma meia luz acesa, suficiente para que o idoso possa visualizar seu ambiente e o trajeto para o banheiro, por exemplo.
  • O cuidador do idoso deve manter as áreas de trânsito do idoso sempre livre de obstáculos, como por exemplo: animais domésticos, brinquedos e mesmo pequenos objetos como móveis, vassouras e outros.

O idoso é um ser que deve ser tratado com extremo carinho, atenção e respeito. Pequenas ações podem evitar grandes transtornos para o idoso, o cuidador e seus familiares.


Os comentários estão fechados.