O que é descolamento de placenta? Veja alguns mitos!
O período da gestação é uma fase cheia de novas descobertas e desafios. É o sonho de muitas mulheres. Mas, é preciso ter acompanhamento durante os 9 meses para evitar problemas. E, mesmo assim, algumas condições não podem ser evitadas. Assim, o melhor a fazer é o diagnóstico precoce e tratamento para manter a saúde da mamãe e do bebê. Mesmo que aconteça com apenas 1% das grávidas, o descolamento de placenta é um problema que requer intervenção imediata. No artigo de hoje, a MIT Cuidadores explica o que é, quais as causas e os principais mitos acerca do assunto. Continue a leitura e entenda!
O que é descolamento de placenta?
O descolamento de placenta, também conhecido como placenta abrupta ou descolamento prematuro da placenta, é uma condição séria que ocorre durante a gravidez quando a placenta se separa parcial ou completamente da parede uterina antes do parto. A placenta é um órgão temporário que se desenvolve durante a gestação e fornece nutrientes e oxigênio ao feto.
O problema requer atenção imediata, pois pode representar risco tanto para a mãe quanto para o feto. As causas exatas do descolamento de placenta não são completamente compreendidas, mas existem fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de ocorrência, como:
- trauma abdominal;
- pressão alta durante a gravidez (pré-eclampsia);
- tabagismo;
- uso de drogas;
- idade materna avançada – mulheres acima de 35 anos têm risco aumentado;
- histórico prévio.
Os sintomas podem variar de acordo com a extensão do descolamento, mas, geralmente, incluem dor abdominal intensa e contínua, sangramento vaginal, contrações uterinas frequentes e/ou aumento da frequência cardíaca materna.
5 mitos sobre o descolamento de placenta
1 – Atividades físicas podem causar descolamento de placenta
Não há evidências de que atividades físicas causem nenhum tipo de problema durante a gestação. Inclusive, elas são recomendadas para manter a saúde da mamãe e do bebê em dia. No entanto, é preciso ter atenção apenas com os exercícios intensos ou que possam causar traumas abdominais. O ideal é sempre consultar o seu médico para ter o aval e indicações das melhores modalidades, principalmente mulheres que já têm fatores de risco.
2 – O descolamento de placenta é causado por sexo
Algumas pessoas acreditam que ter relações durante a gestação pode prejudicar o feto. Mas, além de não ser verdade, a ação não causa o descolamento de placenta. O que pode acontecer é causar incômodos ou sangramentos se a mulher tiver algum fator de risco ou histórico com o problema.
3 – O problema causa aborto e morte do feto
A condição pode causar sim complicações para o feto, no entanto, nem sempre o descolamento é fatal. O tratamento precoce e adequado pode ajudar a minimizar os riscos tanto para a gestante, quanto para o bebê. Por isso, é sempre importante manter os exames em dia e entrar em contato com seu médico ginecologista/obstetra ao perceber qualquer sintoma diferente.
4 – O descolamento sempre causa muita dor
Nem sempre o problema é acompanhado de dor. Algumas mulheres podem sentir dor abdominal intensa, enquanto outras podem não sentir nada. É justamente aí que a gestante pode ter o agravamento do quadro. Se não for diagnosticado e tratado no início, pode levar a complicações mais sérias.
5 – Sangramento é o principal sintoma
Os sintomas do descolamento de placenta podem ser diferentes para cada mulher. Algumas gestantes podem ter sangramento vaginal e dores intensas, enquanto outras podem não sentir nenhum tipo de sinal diferente no corpo.
A MIT Cuidadores pode te ajudar!
Para evitar o descolamento, as mulheres gestantes podem contar com a ajuda de cuidadores especializados em grávidas. A MIT Cuidadores oferece esse serviço. Disponibilizamos profissionais altamente qualificados para manter a integridade total da saúde da mamãe e do bebê.
Atendemos na cidade do Rio de Janeiro, Niterói, Região Serrana e Região dos Lagos e prezamos sempre pelo atendimento de excelência. Também trabalhamos com cuidadores de bebês e crianças e cuidadores de idosos.
Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!