Você que é idoso, pode conhecer o Brasil sem gastar nada! Ou, quase nada…

Modificao em

Você que é idoso, pode conhecer o Brasil sem gastar nada! Ou, quase nada…

Para quem está na terceira idade, a viagem pode sair bem mais em conta. Isso porque há uma lei que obriga as empresas de transporte rodoviário interestadual separem 2 lugares gratuitos destinados à idosos com idade superior à 60 anos e que tenham renda de até 2 salários mínimos.

Caso o horário solicitado pelo idoso já tenha esses dois lugares ocupados, a companhia deve, obrigatoriamente, dar 50% de desconto na passagem desse idoso.

Como ter acesso ao benefício?

Para ter acesso ao benefício, basta que o idoso vá ao guichê da empresa com a seguinte documentação:

  • Documento de identificação;
  • Contracheque de pagamento;
  • Carnê de contribuição para a Previdência;
  • Extrato de Pagamento de benefício ou declaração do INSS;
  • Carteira de trabalho com anotações atualizadas, ou;
  • Carteira do Idoso do Ministério da Cidadania.

Caso o idoso encontre alguma dificuldade com a companhia e/ou se sinta injustiçado, pode realizar uma denúncia na Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelo número 166.

Como adquirir a Carteira do Idoso?

Caso o idoso não queira levar tanta documentação para o atendimento da companhia rodoviária, uma ótima solução é a Carteia do Idoso, que, inclusive tem sua versão digital para o celular.

Para adquirir a Carteira do Idoso, será preciso fazer a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal. O Cadastro Único é feito em uma das unidades do CRAS, que está presente em praticamente todos os municípios, basta procurar o mais próximo de sua casa.

Para efetivar o cadastro, deverá ser apresentado um documento de identificação, como Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e até mesmo a Certidão de Nascimento é válida, isso de cada um dos membros da família. Também, será preciso levar um comprovante de residência e o cadastro deverá ser feito por alguém com mais de 16 anos, que responderá a algumas perguntas.

Observação relevante, não precisa ser o idoso a fazer o cadastro. Mas, a documentação dele deve ser apresentada também.

Depois do cadastro feito, o idoso precisará acessar o site carteiraidoso.cidadania.gov.br/ e clicar na opção de “Emitir Carteira da Pessoa Idosa”. Depois de selecionar essa opção, abrirá uma página do Gov.br, o sistema do Governo onde ficam concentradas nossas informações.

Curiosidade, o mesmo login do Gov.br será usado para ter acesso à documentos como:

  • CNH Digital;
  • Título Eleitoral;
  • ETC

Login feito no Gov, será gerada uma Carteira da Pessoa Idosa e pronto, com essa carteira, que pode ser usada em sua versão digital no celular, o idoso terá acesso à diversos benefícios, incluindo a viagem gratuita, ou com 50% de desconto.


Comentários