Cuidado pós-cirúrgico: o que fazer para manter a saúde em dia?

Idoso sendo cuidado em pós-cirúrgico.

Sharing is caring!

Por menor e mais tranquila que seja uma cirurgia, o período pós-operatório é sempre uma fase delicada. Em geral, são necessários cuidados específicos até a total recuperação total do paciente. E não podemos esquecer de falar da saúde mental. Alguns procedimentos exigem repouso absoluto o que pode trazer problemas com socialização e autoestima. Por isso, no artigo de hoje, a MIT Cuidadores trouxe mais sobre o tema do cuidado pós-cirúrgico. Aproveite a leitura e se precisar, conte com os nossos profissionais!

Qual o cuidado pós-cirúrgico para manter a saúde física em dia?

O período inicial, das primeiras 24 horas após uma cirurgia, é chamado de pós-operatório imediato, ou POI. Esse é o tempo em que o paciente fica na sala de recuperação pós-anestésica. Geralmente é o tempo mais crítico, independente do procedimento realizado. É durante esse período que o paciente pode desenvolver reações alérgicas, ter problemas com os efeitos da anestesia e outras complicações graves. 

Depois desse tempo, o paciente vai para o quarto e, para casa, mas isso não quer dizer que o cuidado pós-cirúrgico deve ser deixado de lado. Veja a seguir algumas dicas de cuidados: 

1 – Medicação 

Mesmo após a realização de um procedimento simples, é comum os médicos prescreverem alguns remédios para o pós-operatório. Nesses casos, é recomendado ter alguém para ajudar nessa administração. Deixar isso por conta do próprio paciente pode ser prejudicial. Além disso, um cuidador especializado em pós-operatório ajuda a manter os horários e dosagens corretas. 

2 – Sondas e drenos

Alguns casos exigem que o paciente passe por períodos determinados com sondas (sejam as vesicais ou para alimentação). Mesmo depois que ele vai para casa, pode haver a necessidade de cuidar para que nada saia do esperado. Além disso, é preciso sempre manter a higiene desses itens em dia para evitar infecções e outras possíveis complicações. 

3 – Cuidados pessoais e de higiene

Se o procedimento for mais invasivo, como uma cirurgia para retirada de um tumor ou ainda um pino na perna, é essencial que o paciente mantenha repouso total. Nesses casos, manter a higiene pessoal pode ser um desafio. Assim, o cuidado pós-cirúrgico também se faz necessário com essa parte. Mais uma vez, ter um cuidador pode sempre ser de grande auxílio com os cuidados básicos pessoais e de higiene. O profissional pode realizar, tarefas como: 

  • ajudar com o banho; 
  • escovar os dentes; 
  • limpar a boca após as refeições; 
  • assepsia de curativos;  
  • limpeza e troca de roupas;
  • troca da roupa de cama. 

4 – Acompanhamento de reações

Por fim, não podemos deixar de falar do cuidado pós-cirúrgico com as reações alérgicas e de medicamentos. Em alguns casos pode acontecer do paciente apresentar uma reação após ingestão de um medicamento. Por isso, é essencial que um profissional qualificado identifique qualquer alteração e realize as ações para sanar o problema o mais rápido possível. 

Saúde mental também merece cuidado!

Independente da faixa etária, é comum a pessoa se sentir mais solitária em um período pós-operatório. Isso acontece porque geralmente é exigido repouso e há ainda limitações de atividades da rotina. Dessa forma, muitas pessoas acabam prejudicando sua saúde mental. Então, além de ter cuidado pós-cirúrgico para manter a saúde física em dia, também é preciso cuidar da saúde mental. 

Se você tem um familiar que passou por um procedimento cirúrgico, ofereça atenção. Converse com ele, se for possível, realizando atividades de jogos e coordenação motora. Lembre-se de verificar a liberação médica. Mas, no geral, essas atividades ainda ajudam a manter o sangue circulando e evita problemas de atrofia e até de lesões por pressão(machucados na pele que aparecem em quem fica muito tempo na mesma posição. 

MIT Cuidadores: cuidados especializados pós-cirurgia!

Algum parente vai passar por uma cirurgia que vai precisar de atendimento especializado e cuidado pós-cirúrgico? A MIT Cuidadores pode te ajudar! Disponibilizamos cuidadores especializados e experientes para dar todo o suporte necessário. 

Prezamos por um atendimento próximo, humano e personalizado de acordo as necessidades de cada pessoa. Também disponibilizamos cuidadores de idosos e de cuidadoras de gestantes. Atendemos na cidade do Rio de Janeiro, Niterói, Região Serrana e Região dos Lagos.  Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!