Lesão por pressão em idosos: como prevenir e tratar?
Depois de um procedimento cirúrgico ou ainda pacientes com dificuldade de locomoção tendem a ficar muito tempo deitados em uma mesma posição. Isso pode causar machucados na pele, principalmente em regiões de maior contato. Sendo assim, a MIT Cuidadores trouxe mais sobre como tratar e prevenir a lesão por pressão em idosos.
Acompanhe o texto e siga as orientações!
O que é lesão por pressão?
Em primeiro lugar, vamos entender o que é uma lesão por pressão. Como já dissemos, o nome é dado para alguns machucados que surgem na pele após ficar muito tempo em uma mesma posição. Também chamadas de úlceras de decúbito, o problema é bem comum em pacientes de mais idade, com algum tipo de deficiência congênita, problemas de locomoção ou ainda no pós-cirúrgico.
A lesão por pressão em idosos é bem comum e pode ficar ainda mais complicado se for uma pele ressecada. E se ela fica molhada, após o banho, por exemplo, pode ter a ocorrência de fungos causando ainda outros problemas. Na verdade, os machucados aparecem por causa da deficiência prolongada na irrigação de sangue e na distribuição de nutrientes. Como os idosos passam muito tempo deitados ou sentados em uma mesma posição, têm pressão extra na pele. Além disso, a umidade e fricção podem agravar o quadro.
As feridas podem aparecer em diversas regiões do corpo, mas são mais frequentes em superfícies duras onde a circulação de sangue é menor, como:
- cabeça;
- orelhas;
- costas;
- ombros;
- articulação do quadril;
- nádegas;
- cotovelos;
- calcanhares.
Como tratar lesão por pressão em idosos?
De antemão, para começar a tratar uma lesão por pressão em idosos é preciso identificar o estágio.
- Estágio 1 – a pele fica vermelha e pode ocorrer coceira, queimação e pequenos incômodos;
- Estágio 2 – começam aparecer feridas ou pequenas bolhas aquosas com aparência esbranquiçada e doloridas;
- Estágio 3 – feridas dos estágio 2 que não cicatrizam de forma adequada e se tornam mais abertas e mais profundas. Pode vir acompanhado de mau cheiro e/ou pus;
- Estágio 4 – quando as feridas afetam os tecidos mais profundos como músculos, ligamentos e tendões. Assim, as feridas tornam-se tecido morto, formando necrose, podendo causar infecções em outras partes do corpo.
Dessa forma, nos dois primeiros estágios, o tratamento deve ser feito para melhorar a circulação sanguínea local. É essencial que a posição seja trocada a cada duas horas, pelo menos. Além disso, também existem algumas pomadas específicas que ajudam a tratar e a cicatrizar as feridas iniciais. Mas lembre-se de sempre consultar um especialista antes de usar qualquer tipo de medicamento.
Quando a lesão por pressão em idosos atinge os estágios 3 ou 4 é preciso mais higiene e atenção. Geralmente é necessário fazer curativos que precisam ser trocados com frequência para não agravar o quadro de infecção. Também é preciso manter a recomendação para os estágios iniciais de trocar de posição, passar cremes e manter sempre a pele hidratada.
Prevenindo
A melhor forma de evitar lesão por pressão em idosos é adotando algumas medidas simples:
- mude o idoso de posição de 2 em 2 horas;
- use almofadas nas partes do corpo que ficam com mais tensão;
- eleve algumas vezes ao dia partes como pés e cabeça para evitar acúmulo de sangue e falta de circulação;
- mantenha a pele bem hidratada;
- faça a higienização correta do corpo sem deixar a pele ficar úmida;
- mantenha atenção redobrada em pacientes com incontinência urinária;
- mude a roupa e os lençóis da cama para evitar acúmulo de sujeira, suor e umidade;
- exercite o paciente (se o paciente não se movimentar sozinho, procure ajuda profissional como um cuidador de idosos para isso);
- examine a pele diariamente à procura de inchaço, bolhas e feridas.
Fale com a MIT Cuidadores!
Entendeu como prevenir e tratar a lesão por pressão em idosos? Se precisar de ajuda especializada, conte com a MIT Cuidadores! Oferecemos assistência de profissionais altamente capacitados e com ampla experiência para cuidar de todas as necessidades. Focamos em um atendimento personalizado e humano para melhorar e manter a qualidade de vida e bem-estar geral de todos os idosos.
Também disponibilizamos cuidadores de gestantes e para acompanhamento pós-cirúrgico. Entre em contato, tire suas dúvidas com a nossa equipe e fale como podemos lhe ajudar!