Como cuidar da saúde mental do idoso? Veja dicas!

Homem idoso e negro, com os braços cruzados ao lado de uma janela.

Sharing is caring!

Envelhecer é um processo natural, mas nem sempre essa fase chega de forma positiva. Algumas pessoas ficam mais reclusas com o passar do tempo e começam a adotar algumas características. Não querer sair de casa ou encontrar amigos e outros familiares. Ou ainda deixar de lado uma atividade que antes era prazerosa. Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que a depressão atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. E esse índice vem aumentando entre os idosos. Pensando em cuidar da saúde mental do idoso e do seu bem-estar geral, a MIT Cuidadores  trouxe, no artigo, algumas dicas para garantir mais qualidade de vida. Acompanhe o texto e conheça as dicas!

4 dicas para cuidar da saúde mental do idoso

1- Mantenha uma dieta balanceada

Criar uma rotina saudável é essencial para manter a saúde mental do idoso em dia. Além do corpo ter todas as vitaminas e minerais que precisa, uma rotina saudável pode ajudar a acabar com a sensação de solidão. Se o idoso tiver alguma restrição alimentar, adeque-as às necessidades. Ofereça cardápios diferentes, sucos coloridos e variedade de opções.

2 – Não deixe ele de fora da interação e das decisões

Se o idoso tem boa capacidade cognitiva e discernimento, ele deve fazer parte das escolhas da família. Isso é ainda mais importante se as decisões forem sobre ele. O cuidador de idosos, ou a família, podem indicar sugestões, mas a sua decisão deve ser levada em consideração.

Dessa forma, também é muito importante que o idoso tenha interação social. Seja com outros idosos, ou com pessoas de idades variadas. Que tal sugerir um jogo entre avô e neta? E assistir um filme ou série em família? Ou ainda ir visitar um amigo de longa data? Essas ações ajudam a manter o idoso mais feliz. Estimule-o a participar da sociedade.

3- Atividades e/ou hobbies

Ainda seguindo a linha de estimular o cérebro, praticar atividades físicas é uma boa dica! Você pode optar por modalidades mais simples como a hidroginástica, yoga ou até mesmo uma caminhada. Existem diversas opções de exercícios para a terceira idade. Inclusive, alguns podem ser feitos sem sair de casa e em apenas alguns minutos.

Se o idoso não tiver tanta possibilidade de mobilidade ou não tiver liberação médica para realizar atividades, você pode indicar aqueles que estimulam a criatividade e vivacidade. Algumas boas ideias são pintura, artesanato, decoupage ou o bom e velho crochê.

4 – Atenção a qualidade do sono

Idosos precisam ter uma boa qualidade de sono para descansar. Mas, além da quantidade de horas – que pode variar de 6 a 8 horas por dia – a qualidade do sono é fundamental. Uma boa noite de sono ajuda na recuperação do organismo e a cuidar da saúde mental do idoso. Por fim, uma noite bem dormida ajuda a retardar o surgimento de doenças comuns dessa fase.

Existem diversos fatores que influenciam na saúde mental do idoso. Além disso, ter o acompanhamento de um cuidador também pode ajudar. Ele pode desempenhar funções para facilitar a rotina do idoso, além de servir como ouvinte e dar atenção ao idoso, sempre prezando pela melhor qualidade de vida e segurança.

Conte com a MIT Cuidadores!

Agora que você já sabe algumas dicas para manter a saúde mental do idoso em dia, conte com a MIT Cuidadores. Oferecemos cuidadores experientes e bem treinados para cuidar de idosos e manter a saúde integral.

Também oferecemos cuidadores de bebês, cuidadoras de gestantes e para acompanhamento pós-cirúrgico. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar!