Gripe e o idoso – sintomas e prevenção

Modificao em

Gripe e o idoso – sintomas e prevenção

Os idosos fazem parte de um dos principais grupos de riscos associados à gripe.  A gripe é causada pelo vírus influenza, e é uma infecção do sistema respiratório. Devemos sempre tomar alguns cuidados básicos no cuidado com o idoso e em geral, com pessoas acamadas, especialmente no inverno que é a estação do ano mais propícia para a propagação do vírus e quando ela causa um grande número de internações no país.

Tipos de Gripe

Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa, apenas, infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A (H1N1) e A (H3N2) circulam atualmente em humanos. (Fonte: saude.gov.br)

Embora inicialmente não seja considerada uma doença grave, quando ela se agrava pode levar ao óbito,principalmente em pessoas com  baixa imunidade, podendo levar a outras doenças ou condições de alto risco, como a pneumonia. Por isso, para ajudar os cuidadores de idosos na tarefa de prevenir, identificar e cuidar da gripe no idoso, elaboramos este conteúdo sucinto, mas que traz algumas dicas para quem está a frente do cuidado do idoso diariamente.

Principais Sintomas da Gripe

Os sintomas da gripe são a febre, vermelhidão no rosto, dores pelo corpo e cansaço. Normalmente os sintomas aparecem de forma repentina, e a garganta e os ouvidos em geral são atingidos, e quando inflamados, podem provocar a elevação da temperatura, com a ocorrência da febre. Outros sintomas comuns são: tosse seca, dor de cabeça e coriza.

O médico ou serviço de saúde deve ser acionado caso o idoso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão.

Prevenindo a Gripe no Idoso

A gripe (influenza) pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

A melhor forma de prevenção da gripe, nos idosos, é a vacina contra a gripe, que é administrada a partir dos 60 anos, gratuitamente em postos de saúdes, de acordo com o calendário de vacinação dos municípios. Além disso outros cuidados são essenciais, para que o idoso se mantenha com saúde e menos suscetível ao contágio, entre eles:

  • A alimentação do idoso deve ser variada, equilibrada e com nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas. É muito importante que a refeição contenha fontes de vitamina c, que fortalecem o sistema imunológico. A vitamina c pode ser encontrada em frutas cítricas como limão e laranja.
  • Procure sempre deixar o idoso bem agasalhado e em ambientes em que não entram correntes de vento. A oscilação de temperatura pode ocasionar gripe e os idosos são os mais frágeis diante do vírus.
  • Na hora do banho, procure não deixar o idoso sofrer muito contraste de temperatura. Se a água do chuveiro estiver muito quente, proteja o idoso na hora da saída do banheiro, para que não entre em choque com a temperatura exterior.
  • Mantenha sempre suas mãos, e a dos idosos, limpas, principalmente antes de consumir algum alimento e após espirrar ou tossir. Lavar as mãos com frequência e utilizar o álcool gel quando for mais prático pode ajudar a manter o idoso protegido.
  • E sempre, mantenha o idoso bem hidratado. A hidratação é condição essencial para a boa saúde de todos, e especialmente dos idosos.
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
  • Manter os ambientes bem ventilados mas sem correntes de ar sobre o idoso.
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

O inverno está chegando e todo o cuidado é necessário para manter nossos idosos protegidos e saudáveis!


Os comentários estão fechados.